terça-feira, 1 de novembro de 2011

Another Brick In The Wall


Hello, everyone!
Aposto que você já ouviu falar na banda Pink Floyd... Não?! Bom, então está na hora de saber um pouco mais sobre esta que é uma das grandes bandas de todos os tempos e de seu antológico álbum The Wall!
The Wall é o 11° álbum de estudio da banda inglesa de rock progressivo¹ Pink Floyd. Lançado como álbum duplo em 30 de Novembro de 1979 ele foi, posteriormente, tocado ao vivo com efeitos teatrais, além de ter sido adaptado para o cinema.
Seguindo a tendência dos últimos três álbuns de estúdio da banda, The Wall é um album conceitual², tratando de temas como abandono e isolamento pessoal. Foi concebido, inicialmente, durante a turnê In the Flesh, em 1977, quando a frustração do baixista e letrista Roger Waters com seus espectadores tornou-se tão aguda que ele se imaginou construindo um muro entre o palco e o público.
The Wall é uma ópera rock³ centrada em Pink, um personagem fictício baseado em Waters. As experiências de vida de Pink começam com a perda de seu pai durante a Segunda Guerra Mundial, e continuam com a ridicularização e o abuso de seus professores, com sua mãe superprotetora e, finalmente, com o fim de seu casamento. Tudo isso contribui para uma auto-imposta isolação da sociedade, representada por uma parede metafórica.
O álbum contém um estilo mais duro e teatral do que os lançamentos anteriores do Pink Floyd. O tecladista Richard William Wright deixou a banda durante a produção do álbum, continuando no processo como um músico pago, apresentando-se com o grupo na turnê The Wall. Comercialmente bem-sucedido desde o seu lançamento, o álbum foi um dos mais vendidos de 1980, vendendo mais de 11.5 milhões de unidades nos Estados Unidos, atingindo a primeira posição da Billboard A revista Rolling Stone listou The Wall na 87ª posição em sua lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos. 



   “We don’t need no education. We don’t need no thought control”

Another Brick in the Wall e seus versos clássicos ganharão um filme próprio. Os fãs do Pink Floyd  podem festejar com esse longa-metragem que promete ser tão grandioso quanto à música.
No ano de 1982 foi lançado The Wall, filme inspirado na obra do Pink Floyd e dirigido por Alan Parker. Nesta nova empreitada, o cargo ficará por conta de Andy Harries, produtor de A Rainha, que de imediato trato de esclarecer que não se trata de um remake.
A adaptação de Harries, conforme o próprio explicou, será uma mistura de Sociedade dos Poetas Mortos com Escola de Rock e tem foco na história verdadeira das crianças que cantaram na faixa, em 1979, e do professor Alan Renshaw que resolveu fazer uma revolução na escola de Londres tendo como conseqüência o tão emblemático coro estudantil que clamava pela não educação.
O filme com produção da BBC Films e roteiro de Steve Thompson já começou a ser rodado e não tem lançamento previsto, porém ainda aguarda a liberação dos direitos para utilização da faixa que inspirou filme. Já pensou um filme sobre Another Brick in the Wall sem Another Brick in the Wall?
Confira o clipe da música e já entre no clima do filme prometido por Andy Harries

  

This is it!
See you,
Teacher Jô Piantavinha

¹ Rock Progressivo: O termo foi usado para definir bandas de rock que tinham influência da música clássica e do "avant-garde", usando alguns conceitos desses estilosem sua música. Aliás, o próprio termo "progressivo" em si vem de propostas e formas musicais adotadas por essas vertentes desde aproximadamente os séculos XVIII e XIX.

² Album conceitual: Disco conceitual é quando o CD inteiro explora um tema, ou o cd inteiro é apenas uma música. É o tipo de album no qual todo ele tem começo, meio e fim. É como The Wall do Pink FLoyd, no qual todo o album é uma crítica ao sistema de ensino (e ao sistema em si)... o CD tem todo umas história que pode ser vislumbrada no DVD The Wall.

³ Ópera rock: Ópera rock é uma obra de rock que apresenta uma narrativa contada em diversas partes, canções ou seções, ao estilo de uma ópera. Uma ópera rock difere-se de um álbum convencional por geralmente trazer canções unificadas por um tema ou narrativa em comum, contando uma história com princípio, meio e fim. Uma ópera rock pode ou não ser apresentada de forma teatral. Em formato gravado, pode ser similar a um álbum conceitual, embora este simplesmente mantenha um tema ou estilo específico e as canções não sejam unidas por um enredo. 

Fonte: Rolling Stones; Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário