quinta-feira, 21 de julho de 2011

O que significa os termos militares Private e G.I.?

Hi, everybody!
Muitos de vocês, fãs dos filmes de ação de Hollywood, já perguntaram porque alguns soldados são chamados de "Privates" e outros são chamados de "GI'S". Bom, agora é o momento de desvendar este "mistério"!

Na hierarquia militar é chamado de "Private" o soldado de grau mais baixo, ou melhor, é o soldado que não possui grau algum. Em português, a palavra equivalente a "Private" é "Recruta". Mas em inglês também existe a palavra "Recruit" usada para o mesmo fim. A explicação para o uso de "Private" encontra-se na etmologia (estudo da história e origem das palavras) que nos ensina que a palavra "Private" deriva do termo medieval "Private Soldier" (literalmente "soldado particular"). O termo, que ainda nos dias de hoje é usado no Reino Unido, referia-se a soldados contratados, conscritos (trabalho involuntário requerido por uma autoridade estabelecida, mas ao que é mais frequentemente associado é ao serviço militar obrigatório.) ou cidadãos de um feudo a serviço de um nobre (Senhor Feudal) que formava um exército para lutar por seus interesses.
Já o uso da palavra "Private" data do século XVIII, até quando o exército de Napoleão Bonaparte estabeleceu, por primeira vez, o termo francês "Soldat" para designar os combatentes.

Por outro lado, um G.I. é um militar em campo de combate. Mas o que significa exatamente "G.I."?
Bem, a sigla G.I.estampada no uniforme dos militares refere-se diretamente ao termo " Government Issues", ou seja, "Assunto de Governo".
Hã?! Como assim? Explico. Qualquer militar dentro dos quartéis, não é um G.I. O militar só passa a ser chamado de G.I. quando vai para o campo de batalha, ainda que em treinamento. Nestas ocasiões, todos os seus pertences da vida civil lhe são retirados e tudo o que ele/ela utiliza é propriedade do Governo. Portanto, os uniformes, utensilhos, armamentos, o treinamento que recebe, a missão que lhe é confiada, enfim,  tudo o que um G.I. possui ou sabe é assunto do Governo. Assunto altamente confidencial... Top secret!
Atualmente, o nome G.I. é um termo genérico para designar os militares das Forças Armadas (Army, Navy, Air Force, Mariners) norte americanas, especialmente as forças de terra (ground forces). Vale acrescentar que em um campo de batalha, onde distintos grupamentos de um mesmo exército se reunem (todos vestidos com o mesmo uniforme, usando os mesmos armamentos e camuflados), dificilmente um soldado distingue o outro pelo nome. Então, usa-se o termo G.I. Joe para os homens e G.I. Jane para as mulheres. Lembra que em inglês (AmE) usa-se os nomes Joe e Jane para fazer menção a uma pessoa cujo nome desconhecemos? Seria algo como e Maria, ou Fulano e Sicrana.

Veja o post:

Law & Order: "John Doe" vs "Jane Doe"


That's it!
No próximo post, falo sobre a Equipe G.I. Joe.
See you!
Teacher Jô

Nenhum comentário:

Postar um comentário