domingo, 24 de outubro de 2010

Prefiro ser um professor exigente



 Deu na Folha de São Paulo: “Sofrimento e Estresse Fazem Bem ao Espírito”
Outubro 23, 2010 - por carlosgontow
Na edição de hoje (23/10/2010) da Folha de SãoPaulo, foi publicada uma matéria sobre um estudo feito com 2400 americanos. O estudo confirmou que quem passa por mais adversidades cria mais resistência psicológica. O que significa, como eu já havia falado em um post anterior, que um pouco de sofrimento é bom para a gente.
Ninguém gosta de sofrer, mas o sofrimento ajuda as pessoas a ficarem mais resistentes. Como diz a matéria da Folha, “o que não mata deixa mais forte”. E além disso, e você já sofreu e conseguiu se recuperar, na próxima vez que você sofrer você já sabe que vai conseguir também. O sofrimento seguinte fica um pouco mais suportável.
Os pais tentam evitar que os filhos sofram, dando conselhos e contando o que aconteceu com eles. Mas a verdade é que os filhos só aprendem quando sentem os problemas na pele. Eu já passei por isso como filho, e agora me pego tentando proteger meus filhos. Mas não adianta dizer “Não faça isso pois vai se machucar.” Eles precisam se machucar para saber. E a gente fica ao lado, tentando evitar que se machuquem muito.
O professor de inglês que dá todas as respostas ao aluno, que traduz tudo o que ele não entende, ou que deixa o aluno falar em português quando não sabe a palavra em inglês está evitando que o aluno sofra na aula. Ele é muito bonzinho. Ele é um amor de professor. Mas quando o aluno precisar falar em inglês numa viagem ou conversando com um estrangeiro aqui no Brasil ele vai sofrer muito mais por não conseguir se comunicar.
Eu faço meus alunos sofrerem. Não traduzo nada, não dou a explicação em português e  finjo que não entendo quando eles falam em português. Eles sofrem para tentar se comunicar em inglês. Mas esse sofrimento os prepara para a vida real. Quando eles precisarem falar com alguém que só fala inglês eles terão mais facilidade para se comunicarem. Fazendo isso sempre na sala de aula, eles sofrem mais no início do semestre, mas no final já estão sofrendo muito menos.
Estudar, fazer lição de casa, treinar a pronúncia pode ser às vezes cansativo e estressante. Mas isso tudo será recompensado quando você tiver um bom nível de inglês. E na próxima vez que você for estudar uma coisa nova, você terá a lembrança de já ter superado obstáculos. Se conseguiu uma vez, conseguirá novamente. É um alento!
Eu costumo dizer aos meus alunos mais avançados que quando eles eram iniciantes até falar “What’s your name?” era difícil. Mas agora é fácil, e há outras coisas difíceis que ficarão fáceis, e a vida e o aprendizado continuam assim.
É claro que existem vários tipos de sofrimento e traumas que temos na vida. A matéria da Folha diz que não é porque você já foi assaltado que você vai reagir melhor no próximo assalto. Mas não devemos deixar de fazer algo só porque nos faz sofrer. Se temos vontade, devemos ir em frente. Todo sofrimento passa e saímos melhores do outro lado.
Se você estiver sofrendo para aprender inglês, não desanime! Tudo passa e o inglês fica. E quanto mais você souber, mas fácil é aprender mais.
Até a próxima,
Carlos

*Os destaques coloridos do texto são de quem postou a matéria neste blog.

Um comentário: