sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O que significa 'trick or treat'?


'Trick-or-treat' é uma brincadeira tradicional do Halloween, que acontece com mais frequência nos EUA, Irlanda e Canadá. As crianças vão de casa em casa, fantasiados de bruxas, vampiros, fantasmas e perguntam 'trick or treat?' [doces ou travessuras?] ao morador. Geralmente as crianças ganham os doces. Porém, se o anfitrião não tiver doces ou ignorar o pedido, pode receber uma travessura como ter sua casa coberta por spray de espuma colorida ou papel higiênico.
Essa brincadeira tem sua origem no século IX também na Europa. No dia dois de novembro, dia de todas as almas, cristãos iam de casa em casa pedindo "soul cakes" [bolos de alma], que eram feitos de pequenos pães embebidos em mel ou groselha. Então, quem ganhava um desses bolos deveria fazer uma oração a um parente morto do doador, pois acreditavam que as almas ficavam no limbo após sua morte, e que as orações às ajudariam a irem para o céu.
A atividade é a parte mais tradicional e esperada da comemoração do Halloween e socialmente muito importante também, pois além de muito divertida, mobiliza a sociedade como um todo, seja no comércio com a venda de doces ou na participação social em interação com as crianças na confecção de fantasias. Aqui no Brasil não é uma tradição, mas em alguns condomínios fechados, os moradores se mobilizam para criar um clima muito parecido.
E para terminar, a equivalência para "brincar de trick or treat" em inglês é "go trick or treating". Veja os exemplos abaixo:
  • My kids like to go trick or treating on Halloween. [Meus filhos gostam de brincar de "trick or treat" no Halloween.]
  • Are you going trick or treating this year? [Você vai brincar de "trick or treat" esse ano?]
Well, that's it for now. See you soon. 
[by Marco Rink, inFlux Blumenau]

2 comentários:

  1. Oh my God! This text is so interesting :) The Halloween is so cool but we don't have hear in Brazil :/ kisses.

    ResponderExcluir
  2. Yes, Luisa, you're right! Halloween is a really cool celebration. We don't have it just because is not part of our culture. But, as this blog is about English and culture we have to talk about it. Anyway, nowadays we've already had lots of halloween paries in Brazil... I'm going to one of them right now!
    Kisses!!!!

    ResponderExcluir