domingo, 5 de junho de 2011

Chunking is Noticing. Noticing is good learning!



 By Denilson de Lima
"Noticing" [também chamada de "chunking"] é uma habilidade que tem tudo a ver com o modo como você percebe as palavras sendo usadas em um texto. Uma pergunta a ser feita sempre é: "ao ler um texto eu leio tudo palavra por palavra ou procuro observar e ler os chunks que aparecem no texto?"
Para facilitar vamos pegar um texto pequeno e de nível básico para analisar esta ideia. Veja:

"I had no spare time to post something on the blog yesterday and the day before yesterday. I was in Uberlândia (MG) last week. Then I spent the weekend in Goiânia (GO). Finally, I went to Brasília (DF). Now, I'm back home in Curitiba. I wasn't traveling for pleasure! Actually, I was traveling on business."

No pequeno trecho acima, observe os chunks que marquei em negrito: "had no spare time" (não tive tempo livre), "on the blog" (no blog), "the day before yesterday" (antes de ontem), "last week" (semana passada), "spent the weekend" (passei o final de semana), "went to" (fui a), "I'm back home" (estou de volta a minha casa), "traveling for pleasure" (viajando a passeio), "traveling on business" (viajando a negócios).
Estes são apenas alguns chunks que se você aprender por completo tornarão a sua leitura e compreensão do texto mais naturais e menos sofríveis. Ao anotar estes chunks em seu Lexical Notebook e criar exemplos (contextualizando, claro) você poderá também melhorar muito na fala e no listening (audição).

Por quê? Simples! Porque você aprenderá a dizer as coisas de modo mais rápido. Aprenderá, por exemplo que para dizer "viajar a negócios" deverá usar "travel on business" e que para dizer "viajar a passeio" usará "travel for pleasure". Você simplesmente aprende os chunks e não se preocupa em ver palavras. Evitando procurar saber se deve usar a preposição "for" ou "on". Você não mais se preocupa com uma palavra isolada e passa a aprender os chunks.

Desta forma ao fazer um teste e se deparar com sentenças como as que seguem abaixo, você saberá extamente a palavra que completa cada uma:
  • She was traveling ________ business last month.
  • When you travel ________ pleasure and stay in a hotel, how do you choose the hotel?
Aprendendo os chunks, você estará ensinando ao seu cérebro a sequência completa. Assim, fica mais fácil memorizar e lembrar o chunk completo ao precisar dele: "travel on business" e "travel for pleasure".
O cérebro não mais se desespera tentando achar que regra deve ser usar para preencher os espaços em branco. Você terá de saber o chunk certo e pronto! Mas para que tudo dê certo você deve ser exposto a estes chunks o máximo possível. Deve se envolver com a língua e assim ir reencontrando e usando os chunks que aprende
Fonte:http://denilsodelima.blogspot.com/2009/02/desenvolva-sua-habilidade-de-noticing.html

4 comentários: