sábado, 9 de abril de 2011

What's a "glee club"?

Hi, Glee fans! 
Acaba de estrear no Brasil a 2° temporada de Glee (Fox) e está sensacional! É muito bacana acompanhar as aventuras e desventuras dos jovens que fazem parte do glee club da (fictícia) William McKinley High School, liderados pelo professor Will Schuester (Matthew Morrison). 
Mas, o que é um glee club
Bom, antes de mais nada, vale saber que a palavra glee refere-se a happiness (felicidade). Glee é um toque ou sentimento que nos provoca bom-humor, prazer, conforto... Quando você está gleeful, quer dizer que você está happy, in good mood (de bom-humor)!
Um glee club, por sua vez, é um grupo musical (trios ou quartetos) ou um coral, historicamente composto por vozes masculinas. Com o tempo os glee clubs ganharam reforço de vozes femininas, formando um misto de vozes que tradicionalmente especializou-se em cantar short songs (canções curtas) chamadas de glees. O primeiro glee club foi fundado na Harrow School, em Londres, Inglaterra, em 1787. Nascia, assim, o conceito de "glee club", que nada mais é do que um coral formado por cantores amadores. 
Glee clubs eram muito populares no Reino Unido (UK) até meados de 1850 quando, então, começaram a ser gradualmente substituídos pelas choral societies (sociedades do coral). Em meados do século XX, os glee clubs já não eram mais comuns. Contudo, o termo continuou (e continua) a ser usado para  denominar grupos de coral fundados nas high schools (escolas secundárias), colleges (faculdades) e universities (universidades) nos Estados Unidos e Japão, apesar do fato de que a maioria dos glee clubs americanos já não cantem mais glees propriamente ditos. Glee neste contexto não se refere ao tipo de música ou a seus cantores, mas a um grupo de estudantes que forma um "time" de cantores envolvidos em competições de canto.
Os glee clubs mais antigos dos Estados Unidos são o Harvard Glee Club, fundado em 1858; o University of Michigan Men's Glee Club, fundado em 1859; o Yale Glee Club, fundado em 1861; o University of Pennsylvania Glee Club, fundado em 1862; o Amherst College Glee Club, fundado em 1865; o Cornell University Glee Club, fundado em 1868; o Virginia Glee Club, fundado em 1871; e o Rutgers University Glee Club, fundado em 1872. O Mendelssohn Glee Club, fundado em 1866, é o mais antigo glee club não-estudantil nos Estados Unidos.

 Kisses, 
Teacher Jô

Nenhum comentário:

Postar um comentário