segunda-feira, 27 de agosto de 2012

English expressions: meanings of "Dumb"


Dumb é uma palavra inglesa que significa “mudo”, “sem capacidade de fala”, mas também “estúpido” ou “idiota”. Descreve uma pessoa que não consegue falar por ter alguma deficiência física ou por ser incapaz de usar as palavras para estabelecer uma comunicação eficaz.

Esses dois fatores podem ser caracterizados da seguinte forma:
- Sentido literal: a incapacidade de falar é causada por lesões nas cordas vocais, por surdez hereditária ou por alguma surpresa, medo ou susto que provocam um estado de choque temporário impossibilitando a fala.
- Sentido figurado: incapacidade de se expressar por falta de inteligência para entender e falar de algum assunto, mostrando um discurso pouco claro e ignorante; estupidez.
Os animais irracionais também são qualificados como “dumb” por não possuírem o poder da fala humana.
O termo é ainda aplicado a qualquer objeto que normalmente produz algum som, mas que se apresenta momentaneamente mudo, por exemplo: “dumb telephone” (telefone mudo).

Dumb (canção)

A canção da banda Nirvana, com o título “Dumb”, faz parte do álbum “In Utero”. Uma das versões de Kurt Cobain, líder da banda, para o significado da canção, seria a sua inveja das pessoas que se mostravam sempre alegres em qualquer situação, sem nunca se mostrarem deprimidas ou tristes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário