sábado, 5 de março de 2011

Por que na Inglaterra tem Prime Minister e não President?


Explicando de maneira bem resumida e simplificada, a Inglaterra tem Prime Minister (Primeiro Ministro) e não President (Presidente) devido à forma de governo adotado. Na Inglaterra, vigora o Parlamentarismo (Parliamentary system), que difere da forma adotada pelo Brasil, o Presidencialismo (Presidential system).
No Parlamentarismo, o Poder Executivo (Executive Branch) é dividido, o que não ocorre no Presidencialismo. Ou seja, é exercido pelo Chefe de Estado, atualmente a rainha Elizabeth II, que tem uma função meramente representativa e diplomática e pelo Chefe de Governo, o Primeiro Ministro (Prime Minister), atualmente David Cameron, quem efetivamente governa.
No Presidencialismo, os dois cargos se figuram em uma só pessoa, no caso, o Presidente da República (President). No Brasil vigorou o parlamentarismo em dois períodos distintos, na fase final do Império (1847-1889) e por um breve período na República (1961-1963). Em 1993 tivemos um plebiscito nacional, como exigência da Constituição de 1988, e o povo votou pela manutenção do presidencialismo como sistema de governo.
Which form of government do you think is better, Parliamentary System or Presidential System?
See you soon! Take Care!

[by Guilherme Trevisan, inFlux Portão]

3 comentários: