terça-feira, 22 de março de 2011

TRAIN

 Hey, Soul Sister, com sua simplicidade melódica, resume bem o som do Train – mas não é seu único hit. O grupo surgiu há 17 anos e fez fama nos EUA ainda na década de 1990, tocando canções pop redondas, temperadas ora com energia roqueira, ora com suingue funkeiro. O estrelato veio com o segundo disco, Drops of Jupiter (2001): a faixa-título ganhou dois prêmios Grammy – um deles, o de Melhor Canção de Rock.

O guitarrista da banda, Jimmy Stafford, identifica na conquista do Grammy um ponto crítico na trajetória do Train. Ele conta que, depois do prêmio, o grupo se sentiu provocado a escrever canções que repetissem a vitória – o que, ele mesmo admite, nem sempre funciona. Um grande hit ainda viria, Calling All Angels (2003), mas a banda entrou em crise e inclusive parou entre 2006 e 2009.

Estávamos criando canções pelos motivos errados, e a química estava errada, dentro da banda e nos negócios do grupo. Precisamos parar, ajustar algumas coisas, e aí pudemos seguir, felizes pelos motivos certos – relembrou Stafford, por telefone, na segunda-feira.

O disco Save Me San Francisco (2009), com Hey, Soul Sister no repertório, recolocou o grupo nos trilhos. O sucesso da canção, que levou o Grammy de Melhor Performance Pop de um Grupo ou Duo Vocal, ajudou Stafford, o vocalista Patrick Monahan e o baterista Scott Underwood – com dois músicos extras no palco – a visitar territórios antes desconhecidos para eles, como Japão e América do Sul.

A sensação é de que somos, outra vez, uma banda nova – diz o guitarrista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário