quarta-feira, 31 de outubro de 2012

The Legend of the Scarecrow


Hello guys and gals!
To celebrate Halloween I chose this video specially for you... Watch it!
Find below the legend in Portuguese.
Happy Halloween!!!


 



Era uma vez, um espantalho que não tinha amigos. Trabalhava num campo de trigo, não era um trabalho difícil, mas muito solitário, não tinha ninguém com quem falar. Os dias e as noites eram eternos. A única coisa que podia fazer era ver os pássaros e sempre que eles passavam o espantalho cumprimentava-os, mas eles nunca respondiam porque tinham medo dele.
Um dia, o espantalho fez algo que era proibido, ofereceu uma semente a um pássaro, mas mesmo assim o pássaro não quis e, assim, o espantalho perguntava-se porque ninguém queria ser seu amigo.
O tempo passou, até que numa noite fria um corvo cego caiu ao lado do espantalho; o corvo tremia e estava cheio de fome. O espantalho cuidou do corvo. Passaram alguns dias o corvo melhorou e o espantalho contou-lhe que o tinha embrulhado no seu cachecol, que lhe tinha dado sementes para comer. No momento do corvo partir, o espantalho perguntou:
- Por que os pássaros não querem ser meus amigos?
 O corvo explicou que o trabalho dos espantalhos era assustar os pássaros e que eram uns seres malvados, desprezíveis e uns monstros.
Ofendido, o espantalho disse: – Não é verdade! Eu não sou mau eu sou apenas um espantalho!
E mais uma vez o espantalho ficou sem amigos.
Nessa mesma noite, o espantalho tomou uma decisão, não queria mais assustar os pássaros, queria mudar de profissão. Foi falar com o seu dono, o qual ao vê-lo…GRITOU aterrorizado. Todos os vizinhos acordaram assustados e perguntavam o que se estava a passar e o dono do espantalho contou que o seu espantalho falava e andava e que só podia ser obra do Diabo.
O espantalho fugiu com medo e refugiou-se num moinho que rapidamente ficou rodeado de aldeões, que cheios de ira lançaram fogo ao moinho. O espantalho gritava com medo de morrer, mas ninguém se importou. Até que alguns corvos que voavam por perto (um deles era o cego) ouviram os gritos de agonia e foram ver de onde vinha. Os corvos contaram ao corvo cego que os aldeões estavam a incendiar o moinho e lá dentro estava um espantalho com um cachecol muito comprido. O corvo cego disse que aquele espantalho era bom, que o tinha salvado. Os corvos emocionados com a história quiseram salvar o espantalho, mas já era tarde demais, não podiam fazer mais nada.
O espantalho morreu queimado.
Os corvos esperaram até ao amanhecer e quando já não existia mais fogo foram até ao resto das palhas, pegaram nas cinzas do espantalho, voaram para o alto, bem alto e jogaram as cinzas pelo ar. O vento espalhou as cinzas para todas as direcções. As cinzas voavam juntas com todos os pássaros e deste modo o espantalho nunca mais voltou a ficar só, porque as cinzas agora voavam com os seus novos amigos. 
Na memória da trágica morte do espantalho o corvo cego e todos os corvos decidiram vestir-se de luto. E por isso desde esse dia todos os corvos são pretos em memória do espantalho que quis ser amigo dos pássaros.

Adaptação de Manuel Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário