domingo, 7 de outubro de 2012


OK significa, em português, que algo está bem, está correto, ou que foi compreendido. Ok é uma expressão de origem desconhecida e etimologia muito discutida, mas que não se chegou a nenhuma conclusão concreta. Diz-se que a primeira vez que apareceu o termo, foi no dia 23 de Março de 1839 no jornal "Boston Morning Post", portanto muitas pessoas atribuem a autoria ao editor do jornal, Charles Gordon Greene.
Muitos estudiosos afirmam que o termo é de origem Alemã, uma deformação da expressão All Correct (por "Oll Korrekt"), que significa "está tudo correto".
Existe também a teoria de que é de origem indígena norte-americana, pois Okeh era a língua nativa dos índios Choctaw e significava "sim". Muitos opinam que a origem do termo é da Grécia, já que O.K. são as iniciais da expressão grega Ola Kala, que significa "tudo está bem". Outras teorias indicam que OK pode ter uma origem africana e que foi trazida para os EUA pelos escravos, e deriva da expressão "hoc ille ou do occitano oc" que significa "sim".
Alguns dizem que a expressão pode proceder da Guerra Civil dos Estados Unidos da América, já que, quando não havia nenhuma baixa nos campos de batalha, anotava-se "0 killed" (nenhum morto), que na sua forma abreviada corresponde a 0K. Este mesmo sistema supostamente foi usado também durante a Guerra do Vietnã, tornando-se sinônimo de uma coisa boa, afinal não havia vítimas no combate.
Outra teoria afirma que na época da escravidão nos EUA, quando nos campos de algodão do sul os escravos apresentavam-se com o seu carregamento diante do capataz, este dava-lhes em francês o visto favorável com a expressão "Au quai" que significa "ao cais (de carga)", dito pelos não-franceses como Oll Kway.  Uma teoria muito escutada é a de que o O.K. vem de um sinal com a mão utilizado pelos soldados norte-americanos, o qual significa que está tudo bem, ou certo. Este sinal lembra um "O" formado com os dedos polegar e indicador se encostando nas pontas em forma de círculo, e supostamente forma um "K" com os demais dedos levantados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário