domingo, 30 de dezembro de 2012

Happy Yuletide!!!



Hello, everyone!
Solstício de inverno no hemisfério norte, solstício de verão no hemisfério sul... Esta é a época do ano mais celebrada pelo mundo judaico-cristão! E por que? Seria o nascimento do Menino Jesus a única razão? Também. Mas, segundo antigas tradições nórdicas, não é a única. A verdade é que a origem das celebrações nos meses de dezembro e janeiro (entre elas o Natal e o Dia de Reis) são muito anteriores ao Cristianismo. Aliás, muitas tradições que repetimos ano após ano em nossa celebração cristã do Natal tem origem em um antigo festival dos povos nórdicos, passado para os celtas e germânicos: o Yule Feast (Festival de Yule), que tinha 12 dias de duração. 

Deus Azevinho
Escrito "Geola" no inglês antigo, "Yule" é uma palavra inglesa ancestral. Antes do Inglês adotar o calendário Romano de acordo com a Cristandade, "Yule" correspondia aos meses de dezembro e janeiro. O que nós chamamos de "Dezembro" era "Aerra Geola" (antes de Yule), e "Janeiro" era "Afterra Geola" (seguindo Yule). O Festival de Yule caía entre os dois (de 25/12 a 06/01).  


Yule era a antiga celebração do Solstício de Inverno dos povos nórdicos, celtas e germânicos, que tinha início em ou por volta de 25 de dezembro. Para dar início as celebrações, a Tora de Yule (Yule Log) era queimada em uma fogueira ou na lareira da família. Mas não se queimava toda a madeira. Um pedaço dela, assim como as cinzas, eram guardadas e mantidas na casa durante todo o ano, a fim de acender a lenha do próximo Yule (next year's Yule log). Isto era (e ainda é!) feito para a prosperidade de todos na casa.  
É impossível discutir as tradições pagãs de Yule sem mencionar o Natal cristão. Como já disse, muitos dos costumes de Yule foram absorvidos pelo Cristianismo que associou a celebração do solstício de inverno, que ocorre por volta de 21 de dezembro no hemisfério norte ao nascimento de Jesus.



A tradição da Árvore de Natal tem origem nas celebrações pagãs de Yule, nas quais as famílias traziam uma árvore verde para dentro de casa para que os espíritos da Natureza tivessem um lugar confortável para permanecer durante o inverno frio. Sinos eram colocados nos galhos da árvore. Os espíritos da Natureza eram presenteados e as pessoas pediam aos Elementais (Elementais é o nome dado a todo e qualquer espírito existente na natureza) que as mantivessem tão vivas e fortes durante o inverno como a árvore que recebia lindos enfeites.

Gnomos - Seres elementais da Terra
O pinheiro sempre esteve associado com a Grande Deusa (Natureza). As luzes e os ornamentos, como Sol, Lua e estrelas que faziam parte da decoração das árvores, representavam os espíritos que eram lembrados no final de cada ano. Presentes eram colocados aos pés da árvore para as divindades e isso resultou na moderna troca de presentes da atual festa natalina. 
As cores tradicionais do Natal, verde e vermelho, também são de origem pagã, já que a tradição nórdica celebrava o fogo (vermelho) e usava uma tora de Yule (verde). Um pedaço de tronco que havia sido preservado durante todo o decorrer do ano era queimado, enquanto outro novo era enfeitado e guardado para protege toda casa durante o ano que viria. Os troncos geralmente eram decorados com símbolos que representassem o que as pessoas queriam atrair para sua vida. 

A Grande Deusa
Para os antigos celtas celebrar o Solstício de Inverno era o mesmo que reafirmar a continuação vida, pois Yule é o tempo de celebrar o Espírito da Terra, pedindo coragem para enfrentar os obstáculos e dificuldades que atravessariam até a chegada da Primavera. Era o momento de contar histórias, cantar e dançar com a família, celebrando a vida e a união.
O tema principal desta comemoração é a Luz em todas as suas manifestações, seja fogo da lareira, seja uma fogueira, de velas, etc., onde ela torna-se um elemento mágico capaz de ajudar o Sol a retornar para a Terra, para nossa vida, corações e mentes. 


A expressão "Yuletide Season" (Época das Festas) é redundante. Yuletide \ˈyül-ˌtīd\ significa "Yule Season". A palavra do inglês antigo "tide" significa "point or portion of time" (ponto ou porção de tempo = tempo). Daí, o termo atual "Happy Yuletide" (pouco usado em inglês, é verdade), para desejar "Boas Festas!".
Por falar em expressões, para nomear o período de festividades relacionadas ao Natal, Yuletide \ˈyül-ˌtīd\ é o termo menos comum em inglês. Os termos mais comuns são Christmatide, Twelvetide (ou Twelve Days of Christmas - nome dado pelo comércio para os doze dias de compras antes do Natal), ou o mais comum de todos, Christmas Season. Este período tem início no dia 24 de dezembro, "Christmas Eve" (Véspera de Natal), e termina no dia no dia 05 de janeiro, véspera do "Epiphany" (também conhecido como A Epifania do Senhor, no dia 06 de janeiro).
Algumas pessoas dizem que hoje em dia, o "Yuletide" inicia em setembro se considerarmos o comércio e o apelo cada vez maior para as compras de Natal.



Vocabulário:

1. Yule log = nome dado a uma tora de madeira usada na fogueira/lareira durante o Yuletide. Hoje, é representada em rocamboles decorados como toras. 




2. Yule goat = um dos símbolos mais antigos da tradição doYuletide, consiste em uma escultura de um bode, feito de palha.



3. Yule ham = presunto assado, hoje em dia chamado de Christmas ham.




4. Yule singing (wassailing) = prática em que as pessoas vão de casa em casa cantando as tradicionais Christmas Carols (canções natalinas)



That's all, folks!!!
Get into the Yuletide spirit!!! (Entr no espírito natalino!)

See you,
Teacher Jô

From: 
Wikipedia: Yuletide Traditions.
Influx Blog.
Metamórphosis Blog.



Nenhum comentário:

Postar um comentário