domingo, 8 de julho de 2012

What does "punchline" mean?



Punchline é o termo anglo-saxónico que define o ponto forte de uma história, piada, discurso ou conversa. É na punchline que atingimos o objectivo em mente. Uma boa punchline faz milagres...
O logo Punchline vive dentro de um verde mágico. O “P” funde-se com um alvo, simbolizando a objectividade, guia do nosso trabalho. O centro, a verde sóbrio, é o ponto de impacto de ideias direcionadas e objectivos bem definidos.
Não se trata de um círculo fechado: a abertura é o nosso contacto com o universo, fonte de uma eterna busca de conhecimento e evolução.
De uns tempos para cá tem havido uma onda imparável de letras com teor “apimentado” e com indiretas diretas para outros Rappers (e não só). Essas “linhas” peculiares são denominadas “Punchlines”.
Muitos poderão até pensar que essa expressão teve origem no “RAP”, mas estão ligeiramente enganados. Fazendo uma pequena incursão a origem da palavra (na versão americana original). Punch Line: é a parte final de uma piada ou interpretação (segmento) cômica (o), geralmente essa palavra, frase ( ou conjunto de frases) tem a intenção de ser engraçada e de provocar gargalhadas nos ouvintes. As Punchlines apareceram nos seriados cômicos (lá nas terras do Mr Obama) e foram se propagando devido aos espectáculos de Stand Up comedy (estilo “Levanta-te e Ri”). Fazendo uma abordagem mais simples e que pode nos levar a aproximação ao significado usado para o RAP: Punch = Soco , Line = Linha (mas isso vocês já sabem). 
O fato é que essas linhas eram usadas pelos humoristas para terminar as suas piadas, tendo sempre uma grande dose de ironia, sarcasmo e outras figuras de estilo. Agora, voltando o RAP, as linhas “pesadas” estão aumentando, podemos comprovar em qualquer single que circula por aí e até mesmo em músicas de grupos consagrados (falando aqui da Lusofonia). E o sentido já não é apenas humorístico, temos Punchlines de todos os gêneros: para chamar atenção, para demonstrar habilidade, marcar o seu espaço… E outras tantas formas! 

Autoria: Cognitivo do blog www.ultracognitivo.blogspot.com 
Fonte: http://www.cenasquecurto.net/2009/11/afinal-de-contas-o-que-e-uma.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário