terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Ensino de Língua Estrangeira no Espaço Digital: BLOG como recurso pedagógico


A inclusão digital esta diretamente ligada á falta de oportunidades e conhecimentos  de ferramentas para o ensino da língua estrangeira hoje com a WEB 2.0, (INTERNET OU REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES) proporciona esses benefícios e, promove a inclusão digital, apesar dos riscos da globalização, estimula o desenvolvimento cultural e demográfico em outros espaços, além dos presenciais, dentre os quais se encontra o ciberespaço(Internet,WEB, Blogs). Tanto em ambientes formais de ensino aprendizagem, bem como na produção de conhecimentos da cultura estendida á língua estudada, no caso aqui a española na sua dimensão politica, social, cidadã e espiritual.
O atual contexto educacional  exige  mudanças pedagógicas, exige-se do professor o domínio de adaptar  à sua prática pedagógica ao dispositivo das mídias, permitindo configurar novas maneiras  para sua clientela utilizar e ampliar suas possibilidades de expressão, bem como atuar para  captar o mundo e com ele interagir.
 No desenvolvimento dos processos de ensino, contamos com novas ferramentas da  interação midiática. Diferentes pesquisadores têm se preocupado em investigar e analisar e pesquisar no âmbito educacional e como material  pedagógico, temos o BLOG como recurso educacional.
O Blog é uma ferramenta colaborativa onde pessoas trocam informações e conhecimentos cooperativamente. Pode ser utilizado como um laboratório de escrita virtual onde todos os membros possam agir, interagir e trocar experiências sobre assuntos de mesmo interesse. Quanto a funcionalidade, o blog diferencia-se de outras ferramentas síncronas e assíncronas como chat, fórum, listas de discussão ente outras, pela possibilidade de interação, acesso e atualização das informações através de comentários e posts.
Segundo Ganhão (2004), o Blog é uma abreviatura simpática que os internautas criaram para o termo inglês “weblog”. Trata-se de uma página web atualizada freqüentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. O conteúdo e tema dos blogs abrangem uma infinidade de assuntos que vão desde diários, notícias até assuntos relacionadas a Educação. É um laboratório de escrita criativa e colaborativa on-line cujo objetivo principal é oferecer a comunidade de leitores e escritores trocar experiências e saberes através da interação dos diversos participantes.
Assim, professores e alunos tornam-se parceiros de aprendizagem, um interagindo com o outro, revendo e construindo aprendizagens juntos. O blog registra de forma dinâmica todo o processo de construção de novos saberes substituindo o antigo paradigma linear onde professor ensino e aluno aprende sem nenhuma interação. O professor é o mediador de todo o processo levando o aluno a alcançar a autonomia necessária para aquisição de aprendizagens significativas.

Referências Bbibliográficas:


http://www.fpce.ul.pt/pessoal/ulfpcost/te3aula2003/blog/ – Acesso em Outubro de 2011. GUTIERREZ,Suzana. Zaptlogs.


http://paginas.terra.com.br/educacao/Gutierrez/blogs/zapt/ – Acesso em Outubro de 2011.


www.blogger.com – Acesso em Outubro de 2011


https://docs.google.com/viewer?url=http%3A%2F%2Fpenta3.ufrgs.br%2FPEAD%2FSemana01%2Fb. Acessado em Outubro de 2011.



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário