sexta-feira, 22 de julho de 2011

G.I. Joe Team

Hi, everyone!
No post de ontem, falei sobre o que significa ser um "Private" e um "G.I.". Hoje, como prometi, vou falar sobre G.I. Joe. Mas, o que mais falta a ser dito sobre G.I. Joe?
Bem, G.I. Joe, além de tudo o que já dissemos anteriormente, é também uma linha de figuras de ação (action figures) produzida pela compania de brinquedos Hasbro a partir de 1964. A produção inicial oferecida trazia bonecos que representavam as quatro vertentes das Forças Armadas Americanas com o Action Soldier (U.S. Army), Action Sailor (U.S. Navy), Action Pilot (USAF), Action Marine (USMC) e mais tarde surgiu a Action Nurse. O interessante é que o sucesso da linha de brinquedo G.I. Joe é que fez surgir o termo action figures (figuras de ação) para designar brinquedos desta espécie.
A marca registrada G.I. Joe vem sendo usada pela Hasbro para intitular diferentes linhas de brinquedo. A linha original, produzida em 1964 nos Estado Unidos, trazia bonecos de 12 polegadas (= 30,48cm) com expressões e formas bem realísticas. No Reino Unido esta linha foi licenciada pela compania Palitoy e é conhecida como Action Man.

Em 1982, a linha G. I. Joe foi relançada na escala de 3¾ polegadas (9,5cm) e acompanhada por veículos, playsets (kits) e uma complexa história envolvendo uma luta permanente entre a equipe G.I. Joe e o maligno Cobra Command (Comando Cobra) que deseja assumir o comando do Free World (Mundo Livre) através do terrorismo.
Assim como a linha americana evoluiu para a série Real American Hero (Herói americano real), a linha britânica Action Man também mudou, usando os mesmos moldes e sendo renomeada como Action Force.


Embora os componentes da equipe G.I. Joe não sejam super heróis, eles são experts (especialistas) em áreas como artes marciais, armamentos e explosivos.

A figura G.I. Joe surgiu  pela primeira vez nos Estados Unidos em uma tirinha de jornal, chamada "Private Breger", nos anos de 1940. Nos anos de 1980, G.I. Joe reapareceu em um comic book (gibi) promocional  produzida pela Marvel Comics. O sucesso desta edição levou a Marvel Comics produzir um segundo título: G.I. Joe: Special Missions, que deu origem a mais 28 edições. A última edição da série, a de número 155, foi lançada em dezembro de 1994, coincidindo com o fim da linha de brinquedos Real American Hero.

Em 1985, as aventuras da equipe G.I. Joe contra o Comando Cobra foi produzida em desenho animado (cartoon). A série animada ressaltava as lutas físicas e os armamentos high-tech como forma de compensar o baixo teor de violência e a falta de tiros, já que este era um programa produzido para crianças. A série teve um total de 95 episódios, de 1985 a 1986.

A série G. I. Joe foi cancelada após o lançamento do filme G.I. Joe: The Movie (1987). A série foi relançada em 1989 sem obter, entretanto, o mesmo sucesso.

Em 2009 Stephen Sommers dirigiu, em Hollywood, um filme de ação de grande orçamento baseado no G.I. Joe. O primeiro filme, que pretendia ser uma franquia, é G.I. Joe: A Origem de Cobra (G.I. Joe: The Rise of Cobra). O filme se passa no tempo presente ( ainda que no início seja dito "Em um futuro não tão distante" = "In the not too distant future") e mostra uma sinopse da história de cada personagem. No filme, Cobra começa a causar destruição usando armas de alta tecnologia e vendê-las para terroristas cruéis. Os membros do G.I. Joe unem-se para impedir Cobra de formar uma organização global de terroristas. O filme termina com dicas de que haverá uma sequência.



Bom pessoal, o assunto rendeu né?! Espero que tenham curtido!

Então, que tal ir a uma locadora e pegar o filme dos G.I.'S? Fica a dica como um programa de férias!

See you soon!
Teacher Jô

Um comentário: