terça-feira, 2 de agosto de 2011

O que significa "redneck"?

Hi, everybody!

Fico muito feliz quando um aluno pergunta o significado de uma palavra que ele leu ou ouviu em um filme, música, noticiário, etc. Por que fico feliz? Porque isto significa que seu interesse em compreender mais e melhor a língua inglesa está crescendo; também sinaliza que sua percepção auditiva para as palavras do segundo idioma está se desenvolvendo mais e mais... E isto é resultado de nosso trabalho em sala! É simplesmente fantástico observar o desenvolvimento de cada um de vocês!
Desta vez, a Bruna Salgado (4th level student) trouxe para a sala uma palavra que ela ouviu repetidamente em um dos episódios de "Family Guy": redneck. No episódio em questão, influenciado por um programa de tv que falava sobre os benefícios da vida no campo, Peter Griffin (para quem não conhece, Peter é o pai gordo e hilário no cartoon que retrata o dia-a-dia da familia Griffin) passou a agir como um redneck. Isto é, Peter troca seu carro de pai de familia urbano por um "pickup truck", passa a usar jeans e camisa quadriculada e, é claro, seu sotaque fica exageradamente carregado de r's. Pelo contexto, todos compreendemos que Peter tornou-se um caipira. Mas vamos compreender o uso do termo redneck.
Historicamente redneck é uma gíria preconceituosa usada para se referir aos fazendeiros pobres e brancos do sul e sudeste dos Estados Unidos (Georgia, North Carolina, South Carolina, Alabama, Kentucky, Mississipi, Oklahoma, Texas, etc.). Seu significado é semelhante ao de cracker (usado especialmente para os originários da Georgia e Alabama), hillbilly (usado para os indivíduos da região de Appalachia¹ e Ozarks²) e white trash (surpreendentemente usado sem qualquer sentido ofensivo).
O termo define fazendeiros que têm o pescoço "vermelho", queimado pelo sol devido as muitas horas de trabalho no campo. A citação de 1893 nos dá a sguinte definição:  

"Poorer inhabitants of the rural districts...men who work in the field, as a matter of course, generally have their skin stained red and burnt by the sun, and especially is this true of the back of their necks".

Nos anos de 1900, "rednecks" era comumente usado para designar coalisões políticas (Democratic Party) dos fazendeiros pobres e brancos do Sul. O mesmo grupo também era frequentemente chamado de "wool hat boys" (porque faziam oposição aos homens ricos, que usavam chapéus caros de seda).

Em 1910, os integrantes do Mississipi Democratic Party, liderados pelo político James K. Vardaman (Líder dos fazendeiros brancos) começaram a intitular-se "rednecks" orgulhosamente. Além de usar neckerchiefs (tipo de gravata; lenço de pescoço) vermelhos em reuniões políticas, comícios e picnics.
Nos anos de 1970, o termo tornou-se uma gíria ofensiva e estendeu seu significado para bigoted (intolerante; fechado para novas idéias), loutish (rude; mal educado) e avesso ao modern ways (modernidades); também é usado para indivíduos conservadores e racistas, categoria muito comum no sul dos EUA. Por outro lado, alguns brancos sulistas adotaram a palavra, usando-a com orgulho e como elemento identitário.


So, that's it guys and gals!
See you,
Teacher Jô


¹ Palavra que descreve a cultura da região das montanhas dos EUA, Appalachian Mountains, que se estende do Estado de New York até a Georgia.
² Refere-se a Ozarks Mountain Country, a Ozark Mountains e a Ozark Plateau. The Ozarks são as regiões altas (highland region) dos EUA. Ela compreende mais da metade do sudeste do Missouri e uma porção se estende ao nordeste e o norte central de Arkansas. Esta região também se estende ao oeste e nordeste de Oklahoma e extremo sudeste de Kansas. As colinas do sudoeste de Illinois, comumente chamadas de Illinois Ozarks, não são consideradas parte do verdadeiro Ozarks.

References:

  1. Harold Wentworth, and Stuart Berg Flexner, Dictionary of American Slang (1975) p. 424.
  2.  Dictionary.com " Term Definition: Redneck"
  3. Anthony Harkins, Hillbilly, A Cultural History of an American Icon, Oxford University Press (2004), pg 39.
  4.  Wray (2006) page x.
  5. Ernest Cashmore and James Jennings, eds. Racism: essential readings (2001) p. 36.
  6. Jim Goad, The Redneck Manifesto: How Hillbillies, Hicks, and White Trash Became America's Scapegoats (1998) p. 17-19
  7. Barbara Ann Kipfer and Robert L. Chapman, American Slang (2008) p. 404

Nenhum comentário:

Postar um comentário