Jovens Embaixadores é um programa responsável por enviar estudantes para o exterior com a finalidade de intercâmbio. Há anos essa idéia tem contribuído com a formação dos brasileiros, oferecendo a eles uma experiência de educação internacional sem qualquer tipo de curso. Desde 2002, Jovens Embaixadores corresponde a principal forma de intercâmbio gratuita promovida para estudantes.
Os participantes do programa são enviados por meio de intercâmbio para os Estados Unidos, onde encontram condições de aprimorar o idioma, conhecer pontos turísticos e desfrutar da cultura norte-americana. Para conseguir desfrutar dessa oportunidade, o jovem precisa ser aprovado em todas as etapas do processo seletivo e se enquadrar nos critérios do programa.
Não há dúvidas de que o programa de intercâmbio contribui com os laços entre EUA e Brasil, possibilitando que os alunos daqui tenham uma experiência enriquecedora para toda vida. Instituições públicas e privadas norte-americanas são parceiras da idéia há alguns anos e já se mobilizam para transformar estudantes em verdadeiros embaixadores.
O Programa Jovem Aprendiz 2012 adotará as mesmas características das edições anteriores, selecionando os candidatos mais preparados para a experiência de intercâmbio. Entre os requisitos básicos para participar do programa, se destacam: ter idade entre 15 e 18 anos, nunca ter viajado para o exterior, boa fluência oral e escrita em inglês e principalmente pertencer ao ensino médio da rede pública de ensino.
Os candidatos aprovados nas primeiras provas do programa são avaliados com cuidado pelos representantes do projeto. Os jovens precisam estar engajados em atividades de responsabilidade social, ter boas notas no boletim, facilidade para se adaptar a uma nova cultura e possuir uma renda familiar apropriada.
São poucas as pessoas que conseguem usufruir do intercâmbio gratuito para os Estados Unidos, afinal, as fases do concurso são bastante rigorosas como mandam os critérios da Embaixada dos EUA. Os candidatos fazem uma prova escrita, entrevista oral e recebem visitas de representantes do programa para avaliar o convívio familiar.
Normalmente são 25 estudantes aprovados no processo seletivo para desfrutar do Programa Jovens Embaixadores durante duas semanas. Antes da viagem, o grupo participa de uma reunião em São Paulo para compreender a proposta do projeto. As inscrições Jovens Embaixadores 2012 serão abertas em breve para selecionar os estudantes com os melhores resultados ao longo das fases. A viagem para os Estados Unidos acontece no mês de janeiro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário